top of page

A CASA AZUL




Mergulhado em culturas diversas o México é uma explosão artística desde tempos ancestrais. O maior ícone da pintura mexicana, Frida Kahlo, desperta os sentidos com suas obras fortes e vibrantes. Conhecer a casa de Frida é participar da intimidade da artista testemunhando seus hábitos, gostos, amores e inspirações!


A casa, localizada no bairro de Coyoacán, foi lar da pintora e durante alguns anos também de Diego Rivera. El pertenceu a família Kahlo desde 1904 e foi morando ali que ela se consolidou como artista e lenda mexicana. Alguns objetos pessoais estão à mostra no museu: vestidos, cartas de amor, o espelho pendurado na cama de onde ela fazia seus auto-retratos enquanto não podia se locomover. Além disso, peças de arte pré-hispânica de sua coleção pessoal também podem ser vistas para conhecer de perto o que instigava e inspirava Frida.


Há 80 anos atrás Coyoacán era um pequeno povoado afastado “da cidade”. O rio Churubusco fluia livre e a casa da pintora Frida Kahlo, no número 247 da rua Londres, era ponto de reuniões onde pintores, boêmios e políticos, entre eles, León Trotsky, departiam e discutiam sob o calor do tequila e da cozinha típica que a anfitriã compartilhava.


Conhecer o museu é fazer uma viagem no tempo e imaginar que Frida ia ao mercado localizado a poucas quadras da sua casa. Frutas frescas e tropicais, artesanatos utilitários e comida muito exótica, como os chapulines (gafanhotos) tostados, que são o petisco pré-hispânico mais degustado pelos mexicanos atuais.


Pela importância da casa de Frida e do bairro onde está localizado, o governo da cidade do México nomeou como “Bairro Mágico” o distrito de Coyoacán, que conservou seu ar provinciano onde uma inúmera quantidade de pessoas visitam o Jardim Centenário durante os fins de semana para desfrutar de seus famosos mimos ou dos mercados dedicados à comida típica e dos artesanatos.


A visita a Coyoacán e ao museu “A casa Azul” despertará os sentidos e tocará a sua alma de forma definitiva: prontos para a transformação?

129 visualizações0 comentário
bottom of page